PI: prefeito assina convênio para intensificar combate a lixões urbanos na terça (17)

Professor Resíduo
06:30:AM - 17/May/2016
PI: prefeito assina convênio para intensificar combate a lixões urbanos na terça (17)
capitalteresina.com.br

17/05/2016 | 06h30

Embora seja previsto como crime ambiental, a presença dos lixões urbanos em locais inadequados é um fato que incomoda o cotidiano das cidades. Para combater a proliferação desses espaços irregulares, a Prefeitura de Teresina instala um novo Ponto de Recebimento de Resíduos, no bairro Planalto Ininga, zona Leste de Teresina. No local, o Prefeito Firmino Filho também assina um convênio que prevê a atuação de agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) na equipe de fiscalização do Programa Lixo Zero.

A ação de instalação acontece a partir das 8h de terça-feira (17), na rua Genes Celeste, entre a Alaíde Marques e a 31 de Março, no bairro Planalto Ininga. “Contamos com uma equipe de fiscalização do Programa Lixo Zero que tem atuado em Teresina principalmente de forma educativa, indo até locais que comumente são utilizados para descarte irregular de lixo. Esse novo convênio vai possibilitar que os agentes da Strans também atuem de forma a multar veículos que estejam fazendo este transporte e deposição irregular de lixo em Teresina”, explica o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Marco Antônio Ayres.

A instalação de PRRs em toda a cidade reforça a erradicação de lixões urbanos. O equipamento atua no sentido de ofertar à população opção para o descarte adequado do lixo seco e, assim, combater a proliferação dos espaços irregulares.

Na primeira etapa de instalação dos PRRs, a cidade recebeu 19 Pontos. Esse número está sendo ampliado para 34 reforçando a atuação em todas as áreas da cidade. O PRR do bairro Planalto Ininga é o oitavo a ser instalado nesta nova fase de ampliação do projeto.

A rua Genes Celeste foi escolhida por ser tratar de uma área que recebia, de forma irregular, o descarte de materiais que, com o passar do tempo, se transformou em um lixão a céu aberto. Agora, com a utilização do PRR, a situação muda de figura.

Já contam com novos PRRs, os bairros Porto Alegre, Buenos Aires, Santa Maria da Codipi, Planalto Uruguai, Parque Rodoviário e outros.

Fonte: http://cidadeverde.com/