Universidade Federal de PE busca solução para lixo sólido

Professor Resíduo
09:00:AM - 22/Jun/2016
Universidade Federal de PE busca solução para lixo sólido
Rafael Furtado

22/06/2016 | 09h00

Quase 70% do lixo do Recife é produzido em casa

Quase 70% do lixo do Recife é produzido em casa. Desse quantitativo, nem 0,2% chega a ser reciclado. Discutir meios para mudar esse cenário foi o tema do 1º Seminário Regional sobre a Gestão de Resíduos Sólidos, que ocorreu na manhã de terça (21), no Mercure Recife Mar Hotel, em Boa Viagem, na Zona Sul da Capital. A iniciativa foi do Grupo Brasilencorp/Brencorp, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O seminário, dividido em quatro palestras, serviu para proporcionar a troca de experiência entre gestores. Uma das palestras contou com a presença do coordenador do Grupo de Resíduos Sólidos da UFPE, José Fernando Jucá. Ele apontou tecnologias biodigestoras como uma das soluções para um melhor tratamento dos resíduos.

“Biodigestoras na produção do biogás, como fonte de energia a partir do material orgânico, e do biofertilizante, possível substituto dos fertilizantes químicos”, disse. Além dele, estiveram presentes o diretor da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio de Janeiro, José Henrique Penido, o subsecretário da Política de Resíduos Sólidos do Distrito Federal, Paulo Celso dos Reis; e o professor de engenharia sanitária e ambiental do IFCE, no Ceará, Francisco Humberto de Carvalho Júnior.

Informações: http://www.folhape.com.br/