Praia da Índia tomada pelo lixo tem mudança surpreendente

Professor Resíduo
10:30:AM - 03/Jun/2017
Praia da Índia tomada pelo lixo tem mudança surpreendente
Fotografias de Afroz Shah e da página do Facebook «Clean Up Versova Beach»

03/06/2017 | 10h30

A praia de Versova, em Bombaim, na Índia, foi usada como aterro durante longos anos. O lixo era tanto que se tornava impossível ver-se a areia.
Um advogado do Tribunal Superior de Bombaim decidiu recuperar a praia e lançou uma operação de limpeza, em 2015. Hoje, os 2,5 quilômetros de costa estão completamente diferentes. “Quando me mudei para o meu novo apartamento, há dois anos, conseguia ver o plástico que cobria a praia – as pilhas de lixo tinham cerca 1,70 metros de altura. Uma pessoa poderia afogar-se lá”, disse. “Tinha de fazer alguma coisa pelo meio ambiente”, acrescentou.

O advogado criou a Versova Residents’ Volunteers (VRV) (Voluntários Residentes de Versova) e contou com o apoio de mais de mil pessoas, incluindo trabalhadores de empresas locais, crianças das escolas e estrelas de Bollywood. Depois de 85 semanas de trabalhos de limpeza e de serem retiradas mais de 5,3 toneladas de lixo, a praia está finalmente recuperada. Este foi considerado o maior projeto de limpeza de praia do mundo.

Os voluntários também recuperaram 52 casas de banho públicas na praia e plantaram 50 coqueiros. 

Em 2016, as Nações Unidas elogiaram o advogado pelo seu esforço, recompensando-o com o prêmio de “Champion of the Earth” (campeão da Terra).