PR: alunos aprendem a valorizar e a cuidar do meio ambiente

Professor Resíduo
03:00:PM - 05/Jun/2017
PR: alunos aprendem a valorizar e a cuidar do meio ambiente
https://folhadolitoral.com.br

05/06/2017 | 15h00

Contato com a natureza desenvolve uma postura ecologicamente correta

A Escola Municipal Dr. Joaquim Tramujas Filho tem como um dos propósitos desenvolver a consciência ambiental entre os estudantes. Para isso, alguns projetos são colocados em prática, os quais envolvem todas as séries do Ensino Fundamental. 

Um deles é a horta escolar que conta ainda com o plantio de outras árvores, as quais são cuidadas diariamente pelos estudantes. De acordo com as professoras, a educação ambiental ajuda a explorar a relação da criança com a natureza e os impulsos que seus atos podem causar no sentido ecológico. 

A finalidade da horta é que tenha um consumo próprio incluído na alimentação das crianças. 

A horta conta com vários produtos, dentre os quais, cebolinha-verde, alface, abobrinha e ainda temos frutas como mamão e banana e mudas de frutas variadas que estão crescendo. A cana plantada na escola também já foi consumida. Assim, como mamão, banana entre outros.

Além de cuidar e acompanhar o processo de crescimento das plantas, os alunos aprendem algumas técnicas diferenciadas, como por exemplo, a compostagem. Trata-se de um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.

Apesar de lixos orgânicos serem biodegradáveis, este tipo de resíduo também polui e tem efeitos negativos no meio ambiente. Para reduzir a produção de lixo caseiro, a alternativa é reaproveitá-los.

Este é um dos ensinamentos repassados: que o adubo orgânico fortifica o solo com nutrientes naturais, podendo ser feito com cascas de frutas, sobras de verduras e legumes.