Portugal: câmara de Leiria adere ao Programa de Monitorização de Lixo Marinho

Professor Resíduo
10:00:AM - 06/Jun/2017
Portugal: câmara de Leiria adere ao Programa de Monitorização de Lixo Marinho
Bombeiros.pt

Câmara de Leiria

06/06/2017 | 10h00

O Município de Leiria aderiu ao Programa de Monitorização de Lixo Marinho e já hoje decorreu uma ação de limpeza no areal da praia do Pedrógão como forma de combater a poluição.

A iniciativa surge no âmbito da Convenção para a Proteção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste - Convenção OSPAR, numa estratégia de prevenção e combate à poluição que prevê a realização de campanhas de amostragem nesta estância balnear, para identificação e remoção do lixo detectado, refere o Município de Leiria numa nota de imprensa.

Segundo a autarquia, esta convenção é um mecanismo legal, através do qual, 15 Estados e a Comunidade Europeia cooperam para proteger o ambiente marinho do Atlântico Nordeste, contribuindo para alcançar o objetivo da Diretiva-quadro "Estratégia Marinha", de, até 2020, ser atingido um bom estado ambiental nas águas marinhas.

O Programa de Monitorização de Lixo Marinho em Praias é realizado quatro vezes por ano, em cada uma das estações do ano.

Compete à Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos participar, ao nível técnico e científico, na definição e promoção das estratégias de proteção das áreas marinhas protegidas, definidas a nível nacional, comunitário ou internacional.

Os membros da Convenção OSPAR são obrigados a tomar todas as medidas possíveis para prevenir e combater a poluição, bem como as medidas necessárias à proteção da zona marítima contra os efeitos prejudiciais das atividades humanas de modo a salvaguardar a saúde do homem e a preservar os ecossistemas marinhos e, quando possível, a restabelecer as zonas marítimas que sofreram esses efeitos prejudiciais, refere a mesma nota.