Vídeo mostra lixo recolhido do fundo do mar durante o Dia Mundial dos Oceanos (08 de Junho)

Professor Resíduo
10:00:AM - 09/Jun/2017
Vídeo mostra lixo recolhido do fundo do mar durante o Dia Mundial dos Oceanos (08 de Junho)

09/06/2017 | 10h00

Para assinalar o Dia Mundial dos Oceanos (08 de junho), ocorreu nesta quinta uma recolha de lixo no fundo do mar entre o Lido e o Cais do Carvão, no Funchal.

A atividade é feita já há alguns anos pela autarquia desta cidade, através da Estação de Biologia Marinha do Funchal, que conta também com a colaboração da capitania e da Frente Mar Funchal.

Este ano, participaram sete mergulhadores na recolha de resíduos sólidos, que se depararam com uma água muito transparente e repleta de cardumes de sargos, salemas e bicudas, sinal que a vida marinha por aqueles lados está equilibrada.

“Este ano, vimos que há menos lixo no fundo do mar, o que é de realçar. Vê-se que as pessoas já têm um pouco mais de sensibilidade para este problema”, aponta a diretora da Estação de Biologia do Funchal. Ainda assim, foram encontradas linhas de pesca chumbadas, garrafas, plásticos e alguns aparelhos de pesca abandonados.

A secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade esteve com a equipe de mergulho na Marina do Funchal e referiu a importância de uma ligação ambiental entre o mar, as ribeiras e os terrenos na Madeira. “Quem cuida o território tem que ter uma perspectiva de uma biodiversidade que engloba tudo”, concluiu.

Assista o vídeo: