Tocantins: córregos que passam dentro cidade sofrem com poluição em Gurupi

Professor Resíduo
02:30:PM - 09/Jun/2017
Tocantins: córregos que passam dentro cidade sofrem com poluição em Gurupi
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Boa parte dos córregos de Gurupi estão poluídos

09/06/2017 | 14h30

Outro problema é destruição das matas que ficam às margens. Segundo pesquisadora, faltam políticas públicas para preservação destes locais.

A maior parte dos córregos que passam pelo perímetro urbano de Gurupi, no sul do Tocantins, estão poluídos. Além disso, eles sofrem com a destruição das matas que ficam às margens e redes de esgoto e o lixo jogado por quem vive e passa pelo entorno.

É tanto lixo, que com o passar do tempo já se tornou parte da paisagem do córrego Mutuca, que fica bem no centro da cidade. São garrafas, sacolas plásticas, a maioria arrastada pela água da chuva.

Um estudante disse que fica triste ao ver a situações dos córregos. Morador de Gurupi há pouco tempo, ele diz que impressão que fica não é nada boa. "Alguém que vem de fora da cidade não vai ter boa impressão. A primeira impressão é a que fica e não está legal."

Também não é difícil encontrar canos que despejam dejetos nos córregos. A pesquisadora, que faz parte do Comitê de Bacias Hidrográficas do município, diz que o grande problema em córregos dentro da cidade é a poluição excessiva provocada pela própria comunidade. Além da falta de planejamento urbano. "O que chama a atenção da gente é a necessidade do cuidado em relação ao recurso hídrico, que tem reflexos na bacia urbanizada de Gurupi, como resíduos sólidos, decorrentes de uma destinação inadequada e que com as chuvas acaba caindo no curso da água."

O córrego Pouso do Meio também é um dos que cortam a cidade. O problema no local são as casas construídas em áreas de preservação. Segundo pesquisadores, essas construções também podem ameaçar o futuro do córrego.

Um comerciante lembra de quando era possível tomar banho no Pouso do Meio. Hoje ninguém se arrisca a fazer isso. "Não tem mais banho. Hoje é essa tristeza que a gente vê, sujo, poluído", lamenta.

A pesquisadora acredita que a solução para estes problemas pode estar no investimento de políticas públicas e na recuperação de nascentes e leitos. "Planejamento urbano. As nossas cidades começam com ocupação do curso da água sem o planejamento visando a conservação do hídrica. As canalizações acontecem de forma inadequada, sem critérios", aponta.

Resposta
A Prefeitura de Gurupi informou que há um projeto para a recuperação da bacia urbanizada da cidade, realizado em parceria com a Unirg, a implantação deve ser realizada após conclusão de processo licitatório.
Com relação às construções às margens do rio, a prefeitura informou que realiza um trabalho de mapeamento de áreas em proximidades aos córregos. Já com relação ao problema do lixo, moradores podem denunciar na coordenadoria de posturas da cidade.