UFMS desenvolve projeto de educação ambiental com resíduos sólidos

Professor Resíduo
10:30:AM - 17/Jun/2017
UFMS desenvolve projeto de educação ambiental com resíduos sólidos
Instituto Brookfield

17/06/2017 | 10h30

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) prepara um projeto voltado à educação ambiental, com base em resíduos sólidos, para que após passar por um processo de reciclagem, possa se transformar em tecidos, vassouras madeiras plásticas e até casco de barco.

O projeto terá parceria com a iniciativa privada, tanto que já houve uma reunião com gestores da empresa MR Recicláveis, para se discutir justamente um acordo de cooperação, voltado à gestão ambiental dos resíduos sólidos.

A vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo, ressaltou que a intenção é estimular conhecimentos, posturas, aprendizados e práticas que desenvolvam a preservação ambiental, tendo ainda inclusão social e colaboração comunitária, neste processo. “É indispensável um processo de organização e democratização das informações que mobilizem o interesse e participação da comunidade acadêmica da UFMS quanto ao manejo dos resíduos sólidos", ponderou ela. O plano ainda vai tratar da captação, logística e transporte dos resíduos sólidos.

O projeto terá a cooperação e auxílio de professores de engenharia ambiental, além de profissionais de outros cursos da Universidade. "Dar o destino correto aos resíduos sólidos minimiza problemas ambientais e sanitários. É muito importante que a UFMS esteja dando esse passo", pontuou Márcio Zanon Librelotto, gestor da MR Recicláveis.