Cuiabá: nova empresa de coleta de lixo já está operando nas ruas

Professor Resíduo
02:00:PM - 12/Jul/2017
Cuiabá: nova empresa de coleta de lixo já está operando nas ruas
http://www.cuiaba.mt.gov.br

12/07/2017 | 14h00

A nova empresa de coleta de lixo já está operando nas ruas da capital, desde 10/07, e a expectativa é que os serviços sejam regularizados até o final desta semana. Selecionada mediante sua segunda colocação no certame licitatório de 2012, a empresa assumiu a responsabilidade de garantir a limpeza plena em toda a cidade até o fim deste ano, quando o novo edital estará devidamente finalizado para iniciar um novo processo de contratação em 2018.

Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, a decisão de escolher a segunda colocada para retomar os trabalhos foi uma prudente determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, com o objetivo de preservar a continuidade administrativa dos serviços.

“O prefeito fez a sábia escolha, pensando primeiramente na população e na necessidade de manter nossa cidade com a coleta de resíduos dentro de sua normalidade, evitando maiores transtornos que o descarte irregular de lixo pode trazer para toda a comunidade cuiabana. Com a nova empresa assumindo esta missão, os problemas passados enfrentados serão solucionados, uma vez que a Locar se encontra apta para atuar nas ruas da cidade sem comprometer o bom funcionamento de suas atividades. Contamos também com o apoio e a compreensão de toda a população, pois todos os esforços estão sendo direcionados para a normalização dos trabalhos e até o fim desta semana regularizaremos a atual situação que temos em toda a cidade”.

A coleta incompleta de resíduos sólidos nas últimas semanas se deu pelo cumprimento do aviso prévio por parte da então empresa. Segundo a legislação trabalhista, ao longo do período final da prestação de serviços, a contratada pode deixar de cumprir duas horas de seu tempo regular sem qualquer prejuízo. Esta redução acarretou no comprometimento da coleta integral de resíduos sólidos, conforme salienta Stopa.

“A normativa é clara e precisa ser seguida, mas entendemos que isso agravou alguns problemas ao redor da cidade e por isso nos colocamos à disposição do cidadão, tornando livre o seu acesso ao município e a Locar, para esclarecimentos, solicitações ou alertas quanto ao acúmulo de lixo em pontos específicos. Já estamos atuando com rapidez e todos os 30 caminhões dedicados à coleta da Capital estão nas ruas, trabalhando arduamente para garantir tranquilidade e um serviço de qualidade para toda a sociedade”.