BH: carroceiros fazem protesto contra retirada de veículos de tração animal

Professor Resíduo
09:30:AM - 15/Jul/2017
BH: carroceiros fazem protesto contra retirada de veículos de tração animal
Alexandre Guzanshe/EM

14/07/2017 | 09h30

A retirada está prevista em um projeto de lei aprovado em 1º turno na Câmara Municipal. Manifestantes devem ir até a Casa para encontrar com vereadores

Carroceiros de Belo Horizonte fizeram um protesto na tarde de sexta-feira (14) por ruas da cidade. Eles protestam contra um projeto de lei aprovado em 1º turno na Câmara Municipal em que determina a redução gradativa do número de carroças e charretes em atuação na capital mineira. O ato deixa o trânsito lento em alguns pontos da cidade.

De acordo com a BHTrans, os manifestantes seguem ocupando uma faixa das vias. 

O projeto de lei 142/17 é de autoria do vereador Osvaldo Lopes. A matéria foi aprovada em 1º turno em 3 de julho. Ele cria um programa para eliminar de forma gradativa os veículos de tração animal. Segundo o parlamentar, são aproximadamente 2,4 mil carroceiros cadastrados pela prefeitura. A proposta dá um prazo de quatro anos para a proibição dos veículos de tração animal.

Um substitutivo do projeto foi apresentado pelo vereador. Nele, retira a proposta de eliminar das ruas os veículos de tração humana, como utilizados por catadores de materiais recicláveis. O substitutivo prevê a criação do programa “Carreto do Bem”, que visa a estimular a troca dos veículos de tração animal por veículos de tração motorizada, como motocicletas que seriam acopladas a caçambas.