Ribeirão Preto fica fora do ranking das 50 cidades mais limpas do país

Professor Resíduo
01:00:PM - 07/Aug/2017
Ribeirão Preto fica fora do ranking das 50 cidades mais limpas do país
Foto: Arquivo Revide

07/08/2017 | 13h00

Na comparação com cidades do mesmo porte, município ocupa a 35ª posição

Ribeirão Preto ficou de fora do ranking das 50 cidades mais limpas do Brasil. O estudo faz parte do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana para os municípios brasileiros (ISLU), realizado pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) e pela  PricewaterhouseCoopers (PwC).

Para a concepção do ISLU, participaram mais de 1,7 mil municípios com informações referentes aos dados de 2014. São utilizados quatro componentes para chegar à nota final do índice, que é de 0 a 1. São eles: engajamento do município, sustentabilidade financeira, recuperação de recursos coletados e impacto ambiental.

Os dados construíram dois rankings: um em que constam todas as cidades participantes e outro em que há apenas aquelas com mais de 250 mil habitantes.

No primeiro, Ribeirão ficou de fora das 50 primeiras cidades. O município obteve uma nota de 0,681, que é classificada como “Ranking C”, uma classificação média. As três primeiras cidades da lista foram Nova Esperança (PR), Angelina (SC) e Itapulândia (SC). A melhor colocada da região foi Luís Antônio, ocupando a 14ª posição com um ISLU de 0,787.

Já na segunda classificação, entre os maiores municípios brasileiros, Ribeirão ocupa a 35ª colocação, ficando atrás de cidades como Limeira, Bauru e Franca. A primeira colocada foi a cidade de Santos, com um ISLU de 0,737.

Questionada sobre o desempenho da cidade no ISLU, a Prefeitura de Ribeirão Preto não se manifestou até o fechamento da reportagem.

Fonte: https://www.revide.com.br