BH: SLU instala 'lixômetro' e mostra para a população a quantidade de lixo recolhida todos os dias

Professor Resíduo
01:00:PM - 11/Dec/2017
BH: SLU instala 'lixômetro' e mostra para a população a quantidade de lixo recolhida todos os dias
(Foto: Reprodução/TV Globo)

Lixômetro instalado na Praça Sete, em Belo Horizonte, tenta conscientizar frequentadores sobre descarte de lixo

11/12/2017 | 13h00

“Lixômetro” tem capacidade para receber oito toneladas de resíduos

Um “lixômetro” foi instalado nesta segunda-feira (11) na Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, para alertar sobre a quantidade de lixo recolhida das ruas da capital todos os dias.

De acordo com Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), 2,8 mil toneladas de lixo são recolhidas em média por dia em toda Belo Horizonte. Essa quantidade enche 400 caminhões. A maior parte deste lixo é doméstico (1,9 mil toneladas) e entulho (500 toneladas).

Mas o lixo da varrição de rua também preocupa a SLU. E é o motivo da instalação do “lixômetro”, que é chamar a atenção da população para a quantidade de resíduos recolhidos, pelo menos, na Praça Sete.

Na praça, os garis fazem quatro varrições por dia. E mesmo com 60 lixeiras espalhadas no local, ainda tem frequentador que insiste em jogar o lixo no chão.

Desta segunda-feira (11) até quarta-feira (13), todo o material recolhido na Praça Sete será depositado no “lixômetro”, que tem capacidade para receber oito toneladas de resíduos.

A ação da SLU ainda inclui uma tenda com exposição de todos do trabalho dos garis. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a população a fazer o descarte correto do lixo.