Minas Gerais: Aterro Sanitário de Frutal contará com Energia Solar Fotovoltaica

Professor Resíduo
11:00:AM - 12/Jan/2018
Minas Gerais: Aterro Sanitário de Frutal contará com Energia Solar Fotovoltaica
Foto ilustrativa - WEB

12/01/2018| 11h00

A Prefeitura de Frutal vai instalar, pela primeira vez em uma obra pública, a energia solar fotovoltaica, ou seja, energia obtida por meio da conversão direta da luz do sol. O processo licitatório já foi realizado e a empresa vencedora foi a Foz Engenharia Energia Sustentável, que é frutalense e está no mercado há 10 anos.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Mônica de Souza Alves, trata-se de uma energia limpa e renovável, por não causar poluição. Mônica ressalta que a energia solar será considerada a energia do século, pois irá contribuir para conter o efeito estufa que causa o aquecimento global. “É a primeira vez que a prefeitura de Frutal vai fazer a utilização desse tipo de tecnologia, dentro de alguns dias será assinada a ordem de serviço por parte da prefeita Ciça”, informa.

A secretária informa que essa é uma iniciativa pioneira e a proposta da atual administração é realizar outras ações nesse sentido. “O parque ecológico será a segunda obra que vai utilizar dessa energia fotovoltaica”, adianta.

Segundo Mônica, embora a concessão do Aterro Sanitário seja da empresa Quebec, na assinatura do contrato, a Prefeitura assumiu a responsabilidade de levar a energia para o local. “Com a instalação, o local vai contar com guarda 24 horas, iluminação da guarita, bem como a instalação de uma balança para que os resíduos destinados sejam pesados, uma vez que a Prefeitura paga por toneladas destinadas ao aterro sanitário”, explica.

Entre as propostas discutidas, Mônica de Souza pontua que as pessoas que utilizarem a ecotécnica (reaproveitamento da água da chuva, a não impermeabilização de toda área do seu imóvel, a utilização da energia solar, imóvel com área verde) terão um desconto no IPTU.