SP: Araçatuba e Birigui recebem honraria por manter melhor saneamento básico

Professor Resíduo
11:00:AM - 05/Feb/2018
SP: Araçatuba e Birigui recebem honraria por manter melhor saneamento básico
Alexandre Souza/Folha da Região - 20/10/2017

Estação de tratamento de água de Birigui, que superou resultados de Araçatuba

05/02/2018| 11h00

Os dois maiores municípios da região foram destaque em pesquisa

O prefeito Dilador Borges (PSDB) e representantes da Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba), concessionária que administra os serviços de água e esgoto, esteve em São Paulo hoje (05/02) para receber honraria concedida pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). O município está entre 14 de todo o País com melhor saneamento básico, segundo dados colhidos pela entidade em 2015.

Birigui também faz parte deste grupo de elite, segundo dados da pesquisa “Universalização do Saneamento Básico no Brasil”, divulgada em outubro do ano passado, quando a Folha da Região também publicou reportagem especial.

Segundo a assessoria da Prefeitura de Araçatuba, a Samar será representada por Paulo Roberto Oliveira, presidente da GS Inima Brasil, controladora das ações da concessionária, e pelo diretor técnico Rondinaldo Lima.

De acordo com o estudo, dos 304 municípios com mais de 100 mil habitantes no País, compõem o ranking 231 deles, contemplando, assim, 26 das 27 capitais brasileiras. A única capital que não foi incorporada foi São Luís (MA), por não ter fornecido informações de coleta de lixo e destinação de resíduos sólidos.

Já a Prefeitura de Birigui informou que foi “com grande satisfação que o município ficou entre “os melhores no quesito saneamento básico”. “Foram várias ações ao longo do tempo, entre elas a lei que obriga os loteamentos a terem toda a infraestrutura de água e esgoto, a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto)”, destacou.