Destinação correta dos resíduos sólidos é tema do encontro do Instituto Lixo Zero em Floripa

Professor Resíduo
10:00:AM - 28/Feb/2018
Destinação correta dos resíduos sólidos é tema do encontro do Instituto Lixo Zero em Floripa
Foto: CDL/ Divulgação

Alessio Ciacci é vencedor do Prêmio Europeu de Inovação Política com implementação do Lixo Zero e da Tarifa Pontual, na Itália.

28/02/2018| 10h00

Alessio Ciacci faz palestra em Florianópolis. Consultor da União Europeia estará na sexta-feira (2), às 10h, na CDL da Capital. A inscrição deve ser realizada pelo site da entidade, até esta quarta-feira (28)

A CDL de Florianópolis, em parceria com o Instituto Lixo Zero e o apoio do Grupo Interinstitucional para a (GIRS) Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos de Florianópolis abrirá o ciclo de palestras nesta sexta-feira (2), às 10h, na sede da entidade, com a presença do consultor da União Europeia, Alessio Ciacci. A taxa e a destinação correta dos resíduos sólidos é tema do encontro Nacional de Embaixadores do Instituto Lixo Zero.

No encontro “Experiência italiana na taxa de resíduos, com foco no Lixo Zero” será abordado o Projeto de resíduos sólidos implementado no Vale de Susa, na região de Piemonte, no norte da Itália.  Evento contará com empresários e gestores públicos.

De acordo com Hélio Leite, gerente de articulação e negócios da CDL de Florianópolis, a discussão é pertinente. Tanto pela importância da destinação correta dos resíduos sólidos, como também pelos recentes episódios ocorridos, que envolveu a taxa de coleta do lixo. “O encontro será agregador e dará um norte aos integrantes do grupo de trabalho. Constituído pela Prefeitura de Florianópolis para tratar da nova legislação de cobrança da taxa de resíduos sólidos. Assim, apresentar ou aplicar soluções que dão certo nos países europeus”, afirma Leite.

Durante a palestra, o convidado explanará a aplicação prática do modelo constituído na Itália. Assim como explicará as condições e os condicionantes para que o projeto tenha êxito.

“Há anos são estudadas as práticas de gestão e políticas públicas dos países europeus, que são vitrine para o mundo inteiro. Hoje, temos a oportunidade de receber dicas e orientações para um futuro melhor e a viabilidade de projetos sustentáveis para a cidade. Respeitando a infraestrutura e a cultura local”, conclui Leite.

Inscrição
Para este encontro, a palestra será gratuita e aberta para o público com foco em empresários e gestores públicos.  A inscrição deve ser realizada pelo site da entidade www.cdlflorianopolis.org.br, até quarta-feira (28), às 18h. Vagas limitadas. Mais informações, 48 3229-7010.

 .