AquaRio mergulha em campanha contra lixo no mar com apoio de 'sereia'

Professor Resíduo
09:30:AM - 03/Mar/2018
AquaRio mergulha em campanha contra lixo no mar com apoio de 'sereia'
(Foto: Bruno Albernaz/G1)

A atleta Carol Schrappe faz uma performance de sereia na abertura da campanha

03/03/2018| 09h30

A atleta recordista em mergulho em apneia, Carol Schrappe, fez uma performance entre peixes, arraias e tubarões.

O AquaRio decidiu mergulhar fundo na campanha “Seu lixo meu – o mar clama por ajuda”, de conscientização para que a população não jogue lixo nas praias e rios, poluindo assim os oceanos. E, nesta sexta-feira (2) contou até com uma sereia para encantar e atrair o público para a importância de preservação dos mares.

A atleta recordista em mergulho em apneia, Carol Schrappe, fez uma performance de sereia num dos tanques do AquaRio, deixou boquiabertos os visitantes, chamando a atenção para o descarte correto do lixo. Na demonstração como sereia, a atleta mergulhou entre peixes, arraias e tubarões. Carol acenava para o público em mergulhos de apneia que duravam cerca de um minuto cada.

Por ano, mais de oito milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos. Cerca de 90% de todo o lixo flutuando nos oceanos são plásticos e, até 2050, 99% das aves marinhas terão ingerido o material. É como se, a cada minuto, a carga de um caminhão de lixo cheio de plástico fosse despejada no mar.

As peças da campanha impactam o público por colocar seres marinhos em situação de vulnerabilidade, presos a redes de pesca ou mortos pela ingestão lixo plástico descartado incorretamente nos oceanos.