Softbank anuncia projeto massivo de energia solar na Arábia Saudita

Professor Resíduo
08:00:AM - 29/Mar/2018
Softbank anuncia projeto massivo de energia solar na Arábia Saudita
https://ipc.digital

29/03/2018| 08h00

O diretor-presidente da SoftBank Group Corp, Masayoshi Son, anunciou nesta quarta-feira (28) um projeto de energia solar de US $ 200 bilhões na Arábia Saudita, que promete ser o maior do gênero já realizado.

O projeto está em cooperação com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, sócio do SoftBank Vision Fund, criado em 2016.

O fundo já investiu em empresas nos EUA, na Índia e na Europa. O acordo anunciado em uma coletiva de imprensa em Nova York é o primeiro grande na Arábia Saudita.

O sol e a terra abundantes e o conjunto de engenheiros e trabalhadores qualificados da Arábia Saudita tornam lucrativa a incursão na energia solar, disse Son.

Ele disse que o projeto criará 100 mil empregos, reduzirá a dependência da Arábia Saudita do petróleo por sua eletricidade, que pode vender internacionalmente, e gerará 200 gigawatts de eletricidade até 2030.

Ele descreveu o projeto como “a maior geração de energia solar do mundo”.

Os painéis solares serão importados inicialmente, mas o projeto incluirá mais tarde um local de fabricação e montagem de painéis, segundo Son.

A construção do projeto começa imediatamente e a geração de eletricidade começará no próximo ano, disse ele a repórteres.

A SoftBank, fundado em 1981, tem dentro de seu imenso investimento em tecnologia financeira, serviços de viagens e o robô Pepper.

A primeira operadora de telecomunicações a oferecer o iPhone no Japão, a SoftBank comprou a empresa britânica de semicondutores ARM e a equipe de beisebol profissional japonesa, a Softbank Hawks.

Son foi um crítico da energia nuclear depois que o tsunami de 2011 desencadeou vários colapsos em Fukushima, no nordeste do Japão, o pior desastre nuclear desde Chernobyl, e vê a energia solar como uma parte fundamental da estratégia de sua empresa.

Informações: https://ipc.digital