Cuidados no descarte melhoram aproveitamento do lixo

Professor Resíduo
12:00:PM - 31/Mar/2018
Cuidados no descarte melhoram aproveitamento do lixo
(foto: Daniel Castellano/SMCS)

31/03/2018| 12h00

Faz tempo que Curitiba e os seus cidadãos sabem que lixo que não é lixo não deve ser desprezado. Para as cerca de 700 famílias atendidas pelo programa Ecocidadão, da Prefeitura, a fração seca do lixo (reciclável) vale ainda mais: é renda e sustento.

Mas para que o material recebido pelas associações de catadores, que fazem a separação e a venda dos resíduos chamados de recicláveis, é preciso que se tomem alguns cuidados na hora do descarte.

“Isso porque restos de alimentos podem inviabilizar a reutilização de algumas embalagens ou diminuir o valor de comercialização deste lixo”, explica o gerente de coleta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Luiz Celso Coelho da Silva.

Nos últimos anos, a qualidade do material encaminhado para a coleta tem sido comprometida. Fraldas, dejetos e outros tipos de lixo considerados comuns acabam chegando misturados aos recicláveis.

“Além da contaminação do material, a presença deste tipo de lixo pode atrair animais e insetos como ratos, moscas e baratas, o que também compromete a saúde de quem faz a separação”, alerta a gerente de Educação Ambiental e responsável pelo programa Ecocidadão, Leila Maria Zem.

Dicas simples
- Em casa, o ideal é manter, pelo menos, dois recipientes separados, sendo um deles apenas para a fração seca (lixo reciclável).
- As embalagens precisam ter uma higienização leve para retirar os restos de alimentos.
- Utilize o saco na cor preta para os resíduos orgânicos (lixo comum) e colorido para os recicláveis.
- Fique atento aos dias e horários em que a coleta domiciliar e seletiva passam em sua rua e disponha os resíduos conforme o cronograma. A consulta pode ser feita no site da Prefeitura de Curitiba, neste endereço coletalixo.curitiba.pr.gov.br

Informações: http://www.bemparana.com.br