Após termo, Rio Branco deve tratar 8 toneladas de lixo por dia do município de Senador Guiomard

Professor Resíduo
09:00:AM - 03/Apr/2018
Após termo, Rio Branco deve tratar 8 toneladas de lixo por dia do município de Senador Guiomard

03/04/2018| 09h00

Contrato deve ser assinado após aprovação de lei nas câmaras dos municípios. Previsão é que transporte de lixo comece a ser feito a partir de julho.

O município de Rio Branco deve tratar oito toneladas de lixo coletado por dia no município de Senador Guiomard, que fica a 24 km da capital acreana. A cidade não possui local adequado para os dejetos, por isso o material deve ser encaminhado para a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre), que fica no km 22 da BR-364, na capital acreana.

A medida foi determinada após a assinatura de um Termo de Coooperação nesta quarta-feira (28). O contrato de programa entre as prefeituras deve ser assinado após a aprovação de um projeto de lei nas Câmaras de Vereadores de Rio Branco e Senador Guiomard. A previsão é que o transporte do lixo comece a ser feito partir de julho.

“Essa medida resolve definitivamente um grae problema que temos na cidade. Nossa ideia é acabar com o lixão a céu aberto que causa vários problemas há anos. O local vai virar um aterro sanitário”, destacou o prefeito de Senador Guiomard, André Maia.

A Utre em Rio Branco, segundo a prefeitura, processa 230 toneladas de lixo por dia. O complexo possui uma central de recebimento de pneus, unidade de triagem e compostagem – para separar resíduos sólidos recicláveis e aproveitar resíduos orgânicos para produção de compostos – além de central de podas e resíduos madeireiros. O local também possui uma unidade de tratamento de resíduos de serviços da saúde

Informações: G1