ILHÉUS: município irá implantar um centro de triagem de resíduos sólidos

Professor Resíduo
01:00:PM - 04/Apr/2018
ILHÉUS: município irá implantar um centro de triagem de resíduos sólidos
http://www.politicosdosuldabahia.com.br

04/04/2018| 13h00

A crescente preocupação global com a possível escassez de recursos naturais no atual modelo de consumo tem gerado uma necessidade de mudanças nos hábitos da sociedade. Neste cenário, o poder público assume papel relevante em virtude da relação existente entre a disposição de resíduos com a saúde pública e a degradação ambiental. Na última semana, foi publicada no Diário Oficial do Município, a licença ambiental para o projeto de criação de um Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, estrutura ligada a secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes), com finalidade dar destino certo aos resíduos sólidos, além de criar forma de gerar renda alternativa para catadores e famílias carentes.

O vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal Soub, acredita que uma das principais ferramentas apresentadas é o incentivo público às associações de catadores de materiais recicláveis que, na sua avaliação, cria condições de organização entre os trabalhadores. “A execução da triagem e comercialização dos materiais passiveis de serem reciclados, geralmente são realizadas em centros de triagem. Há muitos materiais presentes nos resíduos gerados pelas atividades humanas, o que vai gerar processos produtivos através da reciclagem, em detrimento da utilização de matérias primas extraídas diretamente do meio ambiente”, argumenta Nazal.

Cooperativas – De acordo com o superintendente do Meio Ambiente, Emílio Gusmão, a área onde será construído o equipamento já está licenciada e pronta para o início das obras. “No intervalo entre a liberação da licença e a conclusão das obras, o município vai abrir um edital para que as cooperativas do setor possam concorrer e utilizar o Centro de Triagem para trabalharem a separação de todo o material reciclado”, explica o superintendente. Por sua vez, acrescenta Gusmão, “o município visa atender as determinações da Lei que Regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e enxerga a importância da redução, reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos”.

No centro, as usinas têm por finalidade a operacionalização (coleta, transporte, tratamento e disposição final) de materiais recicláveis, com exceção de materiais contaminados de óleo, graxa ou solventes, tintas ou metais pesados, lâmpadas, baterias, entulho e eletroeletrônicos. O Centro de Triagem de Materiais e Resíduos Urbanos será construído na Rodovia Pontal/Buerarema, quilômetro 4,5, no bairro Nossa Senhora da Vitória, a cargo da secretaria municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra).

Informações: http://www.politicosdosuldabahia.com.br