Coleta seletiva: Votuporanga cria ação inovadora para facilitar reciclagem

Professor Resíduo
12:00:PM - 09/Apr/2018
Coleta seletiva: Votuporanga cria ação inovadora para facilitar reciclagem
(Foto: Saev Ambiental/Divulgação)

Coleta seletiva é realizada em Votuporanga desde 2014

09/04/2018| 12h00

Com o intuito de incentivar a preservação do meio ambiente, a Saev Ambiental e a Coopervinte implantaram um novo método para o recolhimento de lixo reciclável.

A luta pela preservação do meio ambiente e a inclusão da reciclagem no cotidiano de todos os cidadãos é constante. Pensando nisso, a Saev Ambiental e a Coopervinte (Cooperativa de Catadores de Materiais de Recicláveis de Votuporanga), que tem apoio da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Votuporanga, foram mais uma vez pioneiras e personalizaram a separação do lixo doméstico para facilitar o despejo e a reciclagem.

A ação de coleta seletiva na cidade incentiva que os moradores separem seus resíduos, de forma que os orgânicos sejam todos colocados em um saco de lixo fechado e amarrado. Desta maneira, é possível evitar despejo e vazamentos nas vias, dificultar a ação de animais domésticos e auxiliar o recolhimento.

Já os materiais que podem ser encaminhados para a reciclagem devem estar em um saco aberto, ou caixa de papelão, para cada um ser direcionado ao método de descarte adequado. A escolha por esse método também evita que catadores autônomos danifiquem a embalagem.

A facilidade continua na hora da coleta que acontece diretamente nas casas durante a semana. O serviço atende toda a área urbana de Votuporanga, o bairro rural Vila Carvalho e o distrito de Simonsen, em uma programação que direciona um dia da semana para recolhimento em cada região do município, de forma que os moradores de cada bairro possam se programar sem a necessidade de uma locomoção.

Além disso, ainda estão disponíveis em 14 praças da cidade Pontos de Entrega Voluntária, monitorados diariamente pela Cooperativa.

Quais materiais devem ser entregues no saco fechado da coleta seletiva?
•    Orgânicos e materiais impróprios para reciclagem (resíduos de cozinha e banheiro)
Quais materiais devem ser entregues no saco aberto da coleta seletiva?
•    Vidro
•    Isopor
•    Óleo de cozinha (em recipientes bem fechados)
•    Metal
•    Garrafas pet
•    Papel/papelão
•    Eletroeletrônicos

O projeto é considerado uma ação socioambiental, já que ajuda mais de 40 famílias associadas a Coopervinte e é realizado pela Saev Ambiental. A preservação do meio ambiente da cidade é o principal objetivo da iniciativa, mas a ideia vai além disso. A intenção é também reforçar a conscientização dos moradores sobre a coleta seletiva e tornar a reciclagem um hábito natural do cotidiano de todos os votuporanguenses.

Ecotudo
A Saev Ambiental também é responsável pelo funcionamento do espaço Ecotudo, que recebe o descarte de resíduos domésticos da população de Votuporanga e destina cada material para sua reciclagem correta. Mais que um ecoponto, as três unidades recebem entulhos de construções, podas de árvores, óleos de cozinha, móveis velhos, roupas, lixos eletrônicos, pneus, madeiras, entre outros. O Ecotudo opera todos os dias da semana, inclusive aos domingos e feriados.

Resultados
A coleta seletiva, que acontece na cidade desde 2014, e a campanha “Reciclar é fácil. Abra a cabeça”, em prática desde o segundo semestre de 2017, já mostram resultados para todos os setores. A Sra. Alzira Pupim, de 64 anos, aderiu à prática pela facilidade em não precisar levar os descartes até o depósito. “Antes, eu não separava o lixo porque não tinha como levar no descarte correto. Quando passaram a recolher na minha casa, comecei a separar para a reciclagem”, afirmou a moradora do bairro Patrimônio Velho.

Os resultados não param por aí. Em dezembro de 2017, Votuporanga foi certificada no Ranking Ambiental Paulista do Programa Município Verde Azul (PMVA), feito conquistado através de ações como a Coleta Seletiva e o Ecotudo, projetos da Saev Ambiental. No último ano, foram recolhidas 1.346,58 toneladas de lixo reciclável das casas da cidade, atingindo um total de 1.982,58 toneladas somando o material recebido pelo Ecotudo.

A adesão da coleta seletiva é primordial na hora de preservar o bem-estar do meio ambiente e da população, a fim de melhorar o oxigênio e evitar a proliferação de doenças. Além disso, ainda influencia positivamente na economia de empresas e gera renda para milhares de pessoas.
Para saber mais sobre a Coleta Seletiva e outros projetos da Saev Ambiental em Votuporanga, acesse o site www.saev.com.br.

Informações: G1