Carga tóxica contamina rio e mata peixes em Guaratuba

Professor Resíduo
01:30:PM - 09/Apr/2018
Carga tóxica contamina rio e mata peixes em Guaratuba
Helcio Luis Leite/Colaboração

Peixes mortos no Rio São João, em Guaratuba.

09/04/2018| 13h30

Prefeitura da cidade no litoral do Paraná emitiu alerta para que pessoas não se banhem e nem bebam água do rio, além de proibir a pesca

Além de vitimar uma pessoa e prejudicar o trânsito na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, o grave acidente que aconteceu na manhã da última sexta-feira (6), trouxe impacto ambiental. Por causa do vazamento de 13 mil litros de líquidos tóxicos transportados por um dos caminhões envolvido na colisão, o Rio São João – que margeia a rodovia – acabou sendo contaminado.

Na manhã de sábado (7), a prefeitura de Guaratuba emitiu um alerta na página do Facebook orientando moradores das comunidades de Pedra Branca do Araraquara e Rio Bonito, nas cercanias do local do acidente, a não utilizarem a água do rio para banho, consumo e pesca pelo menos nos próximos quatro dias. O aviso foi publicado depois que diversos peixes mortos foram encontrados no rio.

Segundo a administração municipal, o líquido que vazou é conhecido como Osmose K33 (Arseniato de Cobre Cromatado), produto extremamente tóxico e prejudicial à saúde, utilizado no tratamento de madeira bruta. A prefeitura informou ainda que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil foram acionadas e estão tomando todas as providências cabíveis para apurar se realmente houve contaminação.

Amostras da água devem ser analisadas nos próximos dias para comprovar a presença ou ausência de líquidos tóxicos na baía de Guaratuba, que segue sendo monitorada.

Informações: http://www.gazetadopovo.com.br