Exército é chamado para conter crise de lixo na Indonésia

Professor Resíduo
01:00:PM - 20/Apr/2018
Exército é chamado para conter crise de lixo na Indonésia
SUPRI/ 4-12-2009 / Reuters

Lixo despejado em rio na Indonésia

20/04/2018| 13h00

Resíduos entupiram rios e canais e formaram 'icebergs'

O lixo plástico é um problema mundial de difícil solução, mas na Indonésia a questão ficou tão grave que o exército precisou ser chamado para conter a crise. A quantidade imensa de materiais plásticos entupiu rios e canais, formando blocos de sujeira.

Em Bandung, terceira maior cidade do país, o acúmulo de resíduos descartados inadequadamente chegou a bloquear um afluente da região. Segundo moradores, o lixo formou uma espécie de iceberg no rio.

Diante da crise, soldados em uma espécie de barco lançaram redes ao rio para retirar os plásticos acumulados nas águas. Mas, a medida não foi tão eficiente. A cada leva de material retirado, uma nova onda de dejetos invadia o afluente.

A decisão de levar o exército para tentar conter a crise de lixo foi tomada após um apelo do diretor da Agência de Proteção Ambiental de West Java, Anang Sudarna.

"O resultado está um pouco melhor... mas estou com raiva, triste, tentando pensar na melhor forma de resolver isso. O mais difícil é a atitude do povo e a vontade política", afirmou Sudarna em entrevista à BBC.

A crise de lixo é uma questão na maioria dos países em desenvolvimento, o aumento populacional atrelado à quantidade massiva de embalagens de plástico na indústria elevou a crise a um patamar drástico. Além disso, o hábito da população de descartar o lixo em valas e córregos dificulta sua contenção.

Informações: O Globo