SP: Holambra avança em estudo para encerramento do Aterro Sanitário

Professor Resíduo
02:30:PM - 23/Apr/2018
SP: Holambra avança em estudo para encerramento do Aterro Sanitário
https://diariodointeriorsp.com.br

Holambra avança em estudo para encerramento do Aterro Sanitário

23/04/2018| 14h30

A Prefeitura de Holambra realiza desde o início do ano avaliação técnica na região do antigo Aterro Sanitário para emissão de relatório técnico final que norteará o processo de encerramento do local e sua futura utilização.

Os serviços de investigação geológica e geotécnica estão sendo feitos pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado ao Governo do Estado de São Paulo. Além deles foram realizados ensaios SPT (Standard Penetration Test) para determinação da resistência do solo e ensaios de permeabilidade para determinação da condutividade hidráulica.

A ação é parte do Plano de Encerramento e Recuperação do Aterro de Resíduos Municipal, formalizado através de convênio publicado no Diário Oficial do Estado em 8 de julho de 2017. Ainda no ano passado foram iniciados os estudos previstos no plano de trabalho apresentado à Prefeitura.

De acordo com o diretor municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Nilson Marconato, algumas das etapas desse processo já estão concluídas – entre elas, visitas técnicas para coletas de dados e informações, levantamento planialtimétrico, caracterização gravimétrica dos resíduos e levantamentos geofísicos com o objetivo de fornecer subsídios aos estudos de subsolo, especificamente quanto à profundidade do nível d’água subterrânea, do topo rochoso e da presença de eventual pluma contaminante.

“Para conclusão do plano estão previstos ainda a instalação de quatro poços de monitoramento, a coleta de amostras de água subterrânea para determinação da qualidade, a análise, avaliação e tratamento dos dados adquiridos com realização dos trabalhos e a elaboração e emissão do Relatório Final”, explica.

Todas as etapas dos serviços realizados pelo IPT estão sendo acompanhadas pelo departamento. “O aterro impôs à cidade por muitos anos uma situação ambiental delicada. Agora, com investimento do Estado, estamos tomando as atitudes necessárias para neutralizar o problema respeitando todas as exigências legais e técnicas”, comenta o prefeito Fernando Fiori de Godoy.

Informações: https://diariodointeriorsp.com.br