Novo plástico pode ser reciclado para sempre

Professor Resíduo
04:00:PM - 15/May/2018
Novo plástico pode ser reciclado para sempre
Foto: Matt Cardy/Getty Images)

Copo de plástico descartado na praia de Plymouth, no Reino Unido (

15/05/2018| 15h30

Anualmente são produzidas cerca de 300 milhões de toneladas de plástico, mas apenas 5% a 10% é reciclado

Químicos da Universidade Estadual do Colorado deram um grande passo: produziram um novo tipo de plástico que pode ser reciclado repetidas vezes sem perder sua qualidade. O feito foi publicado na revista Science. O novo plástico pode ser decomposto com temperaturas e produtos químicos suaves, e depois, reconstruído.

Anualmente são produzidas cerca de 300 milhões de toneladas de plástico, e espera-se que até 2050 este número aumente para 500 milhões. Hoje, entre 5% e 10% dos plásticos são reciclados, porém a baixa qualidade não torna possível que se repita o processo, sobrecarregando os aterros sanitários.

A meta dos pesquisadores é manter a qualidade e as propriedades do material. Isso permitiria reutilizar a mesma matéria-prima repetidamente, criando uma economia circular sustentável. Os pesquisadores afirmam que isso incentivaria a reciclagem e agregaria valor a uma garrafa de plástico, por exemplo, pelo valor da matéria prima.

Para isso, Eugene Chen e seus colegas desenvolveram um plástico que pode ser produzido a partir de uma molécula em forma de anel em apenas alguns minutos à temperatura ambiente e sem a necessidade de solventes agressivos. O resultado é um plástico tão resistente quanto o plástico comercial.

Com o calor, ou em temperaturas mais baixas na presença do catalisador cloreto de zinco, as moléculas retornam à forma de anel e o material pode ser reutilizado. "Os polímeros podem ser quimicamente reciclados e reutilizados, infinitamente", disse Chen em um comunicado à imprensa.

Os pesquisadores agora estão otimizando o processo e desenvolvem novos métodos que seriam ainda mais rentáveis.

Informações: https://epocanegocios.globo.com