Collab sustentável: marcas se unem na criação de canudo reutilizável

Professor Resíduo
11:00:AM - 16/May/2018
Collab sustentável: marcas se unem na criação de canudo reutilizável
http://adnews.com.br

16/05/2018| 11h00

De acordo com a campanha The Last Plastic Straw (o último canudo de plástico), só nos Estados Unidos 500 milhões de canudos são usados diariamente. O grande problema é que essa “ferramenta” aparentemente inofensiva tem polipropileno e o poliestireno em sua composição e esses materiais não são biodegradáveis.

Um estudo feito pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, analisou o lixo coletado entre os Postos 5 e 6, em um trecho de um quilômetro da praia.

O trabalho revelou que o plástico foi o componente de maior incidência (24,5%) do lixo praiano. Lá continham garrafas PET, copos de guaraná natural e mate e os tais canudos. Eles eram 8,9% do total de plástico ou 3% de todo o lixo retirado no trecho.

Consciente dessa situação, a marca de cosméticos sustentáveis Simple Organic e a empresa Mentah se uniram em uma parceria exclusiva. Como fruto da collab, um canudo reutilizável feito de vidro de borossilicato (o mesmo usado em laboratórios) foi criado.

O objeto acompanha escova de limpeza e capinha protetora feita de tecido de reaproveitamento com frases que ilustram a filosofia da Simple Organic: 'Keep it Simple' e 'Be Organic, Be Simple'. "Acreditamos que essa parceria seja uma maneira de fortalecermos a mensagem de sustentabilidade para a sociedade que ambas as marcas carregam em seu DNA", afirma Patricia Lima, fundadora da Simple Organic.

O objetivo é contribuir para a redução do lixo gerado com o descarte dos canudos tradicionais no meio ambiente. Por serem produzidos a partir de derivados de petróleo, levam até 400 anos para que se decomponham. Como outros materiais, chegam aos oceanos e rios devido ao descarte inadequado, que acabam sendo ingeridos por animais, podendo até levá-los à morte. "Trata-se de uma de muitas ações colaborativas pontuais que pretendemos criar para reforçar que uma marca de cosméticos também incide no âmbito de lifestyle dos consumidores, influenciando seu comportamento e, dessa forma, podendo contribuir para um impacto ambiental menor", diz Patricia Lima.

O canudo sustentável tem espessura de 2mm e calibre duas vezes maior que o feito de plástico comum. Lavável, é mais higiênico que similares do mercado, como os feitos de bambu, por exemplo, uma vez que não adere restos de alimentos e, por ser transparente, permite uma higienização mais eficiente. A fabricação com esmalte vitrificado também evita que resíduos de tinta sejam ingeridos.

A novidade será vendida pelo e-commerce. Também será possível comprar o canudo separadamente, caso a pessoa já tenha a escovinha de limpeza e queira aumentar o número de canudos.

Informações: http://adnews.com.br