Projeto europeu inova na reciclagem de metais

Professor Resíduo
05:00:PM - 01/Jun/2018
Projeto europeu inova na reciclagem de metais
Euronews

01/06/2018| 17h00

Esta semana, Business Planet aborda um dos grandes desafios para os empresários: a necessidade de reciclar melhor, em particular o lixo elétrico e electrônico.

O projeto europeu Close WEEE reúne doze parceiros e desenvolve soluções para que as empresas aproveitem melhor as matérias-primas.

"O nosso objetivo é desenvolver soluções para a reciclagem do lixo eletrônico. É crucial. No ano passado, na Europa, gerámos mais de 12 milhões de toneladas de lixo eletrônico", frisou Matthias Huisken, diretor da empresa ifixit Europe, uma das parceiras do projeto.

"Por exemplo, para recuperar um material como este num smartphone é necessário ter informação sobre o produto. Desenvolvemos uma plataforma na Internet com informações que ajuda as empresas a reciclar os materiais", acrescentou Matthias Huisken.

O projeto Close WEEE conta também com a participação da Accurec, uma empresa especializada na reciclagem de pilhas e baterias, situada em Krefled, no norte da Alemanha.

A recuperação do lítio e da grafite
No âmbito da parceria europeia, a empresa alemã ficou encarregue de fazer pesquisa para melhorar a recuperação dos diferentes materiais contidos nas pilhas e baterias. Graças à pesquisa, desenvolveu uma técnica para recuperar o lítio e a grafite, dois materiais que até agora não podiam ser reciclados separadamente.

"Hoje, a técnica usada para as baterias de lítio é reciclar o níquel, o cobre e o cobalto, mas, os outros dois elementos têm muito valor e ninguém no mundo os recupera", explicou Reiner Weyhe, presidente da Accurec.

O progresso na recuperação dos metais é uma prioridade para a U.E já que, no último ano e meio, o preço do lítio e da grafite triplicou. A procura de metais deverá continuar a aumentar nos próximos anos.

Um dos objetivos do projeto europeu é desenvolver uma lógica de economia circular, ou seja, a reutilização contínua dos materiais.

"O apoio que recebemos em termos de investigação e desenvolvimento não é uma simples ajuda é uma necessidade para poder chegar a resultados desde o início", frisou o responsável.

Financiado pela Comissão Europeia, o projeto CloseWEEE é uma das ferramentas que permite ajudar as empresas a cumprirem as mais recentes diretivas europeias relativas à reciclagem.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Matérias-primas e reciclagem

• A procura de matérias-primas está a aumentar. As indústrias do mundo inteiro precisam dos mesmos materiais, o que leva ao aumento dos preços.
• Por exemplo, os computadores e smartphones contêm mais de sessenta elementos químicos diferentes, incluindo certo número de metais raros.
• Muitos desses metais preciosos podem ser reciclados e reutilizados. Frequentemente, a produção de bens a partir de materiais reciclados consome menos energia.
• Horizonte 2020, o maior programa de investigação da UE, investe 600 milhões de euros para estimular a inovação no setor das matérias-primas.
• O CloseWEEE é um dos projetos financiados pela UE para desenvolver novas tecnologias na área da reciclagem do lixo oriundo dos equipamentos elétricos e eletrônicos, tal como telefones e baterias.

Informações: http://pt.euronews.com/