Após fim dos lixões, MPE passa a fiscalizar centrais de descarte de resíduos

Professor Resíduo
12:00:PM - 11/Jun/2018
Após fim dos lixões, MPE passa a fiscalizar centrais de descarte de resíduos
FOTO: josé feitosa

Após fim dos lixões, MPE passa a fiscalizar centrais de descarte de resíduos

11/06/2018| 12h00

Instituição entregou certificado aos gestores que se adequaram à lei federal

O Ministério Público Estadual (MPE) promoveu, na manhã desta segunda-feira (11), a solenidade de entrega do certificado 'Amigo do Meio Ambiente' aos gestores municipais e de instituições parceiras que contribuíram para o encerramento de 100% dos lixões do estado. Os promotores de cada município vão fiscalizar os locais destinados ao lixo a partir de agora.

A Procuradoria-Geral de Justiça, em acordo com os prefeitos, conseguiu efetivar, no Estado, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que proíbe, desde 2014, a existência de vazadores, onde o lixo é descartado sem que sejam tomadas medidas de proteção ao meio ambiente.

Alagoas é o primeiro estado do Nordeste e o terceiro do País a estar em conformidade com a lei, tendo a correta destinação dos resíduos sólidos.
O presidente da AMA [Associação dos Municípios Alagoanos], Hugo Wanderley, disse que, a partir de agora, serão dados encaminhamentos para a recuperação das áreas degradadas pelos lixões. O trabalho será feito em parceria com o MPE e os prefeitos.

"Os promotores de cada comarca farão este acompanhamento. Os consórcios de resíduos sólidos já estão elaborando o plano de recuperação dessas áreas e vamos continuar caminhando para que a população seja a maior beneficiada dessa grande parceria do MPE, governo do Estado e, principalmente, das prefeituras, que estão arcando com os custos do encerramento dos lixões", explicou.

Wanderley disse que o governo anunciou, semana passada, que foi feita a licitação para aquisição de 70 caminhões compactadores, que servirão aos municípios menores, justamente os que possuem maior impacto financeiro.

Informações: http://gazetaweb.globo.com