Vitória e humildade: adeptos japoneses limpam estádio após o jogo

Professor Resíduo
02:30:PM - 20/Jun/2018
Vitória e humildade: adeptos japoneses limpam estádio após o jogo
@Coachmckaig

20/06/2018| 14h30

Adeptos do Senegal também está a fazer o mesmo durante o Mundial da Rússia

Foi uma lição de boas maneiras. Esta terça-feira foi a primeira vez que uma seleção asiática venceu uma equipa sul-americana em campeonatos mundiais. O Japão fez história ao vencer por 2-1 a Colômbia, no Mundial da Rússia, mas nem a euforia pela vitória surpreendente desviou os adeptos japoneses da sua cultura: entre abraços e sorrisos felizes, agarraram grandes sacos do lixo e limparam as bancadas. Houve quem filmasse o momento e nas redes sociais multiplicam-se as venias à "cultura graciosa e humilde" do Japão.

O que aconteceu no estádio Arena Mordovia, em Saransk, depois do jogo de abertura do grupo H, "não faz parte da cultura do futebol, mas da cultura japonesa", disse Scott McIntyre, jornalista correspondente da BBC no Japão.

"Um aspeto importante da sociedade japonesa é garantir que tudo esteja absolutamente limpo e esse é o caso em todos os eventos desportivos e certamente também no futebol", disse o jornalista.

Não são os únicos. Os adeptos do Senegal têm feito o mesmo durante este Mundial, mas os japoneses têm esse hábito enraizado desde crianças. E é costume chamarem a atenção a quem deixe no chão pacotes vazios ou outro lixo.

“Limpar depois de jogos de futebol é uma extensão dos comportamentos básicos ensinados na escola, onde as crianças limpam as salas de aula e os corredores da escola", explicou à BBC Scott North, professor de sociologia da Universidade de Osaka.

Os japoneses crescem nesse contexto: no do respeito pelo outro, o que inclui deixar os espaços limpos para que outras pessoas os possam usar. Por isso, é natural para os adeptos dos "Samurai Blue" limparem as bancadas do estádio no final de cada jogo.

O comportamento dos japoneses está a ser elogiado nas redes sociais, o que é motivo de orgulho para o seu povo e uma prova de que o comportamento de adeptos de futebol não está ligado apenas à violência ou faltas de respeito.

"Este é o meu momento favorito do Mundial de Futebol até agora, adeptos japoneses a apanharem o lixo após a vitória contra a Colômbia", escreveu um internauta no Twitter, ao mesmo tempo que partilhou um vídeo de alguns adeptos a limparem as bancadas.

"Acho maravilhoso que o Mundial de Futebol envolva tantas nações e pessoas que podem aprender e trocar experiências umas com as outras. Essa é a beleza do futebol", resumiu Scott North.

Informações: https://www.dn.pt