Descarte irregular de lixo é realizado em aterro sanitário de Nova Aliança

Professor Resíduo
12:00:PM - 09/Jul/2018
Descarte irregular de lixo é realizado em aterro sanitário de Nova Aliança
(Foto: Reprodução/TV TEM)

Descarte irregular de lixo tem sido realizado em Nova Aliança (SP)

09/07/2018| 12h00

Situação começou depois que contrato com empresa que transportava os dejetos até aterro licenciado de Onda Verde (SP) venceu e não foi renovado.

A prefeitura de Nova Aliança (SP) tem descartado lixo irregularmente em um aterro sanitário que não possui licença ambiental. A situação tem ocorrido depois que o contrato com uma empresa que transportava os dejetos até um aterro licenciado de Onda Verde (SP) venceu no dia 26 de junho e não foi renovado.

A prefeitura disse que, pela lei, o contrato não poderia ser prorrogado e que foi necessário abrir um novo processo licitatório que excedeu a data prevista. Afirmou também que assim que a nova empresa para realizar o serviço for contratada, a previsão é que o serviço seja iniciado em 20 dias. A prefeitura disse também que o descarte do lixo no local é temporário.

O aterro fica a cerca de 2 quilômetros do Centro da cidade e, no trajeto até o local, também são descartados entulhos, móveis velhos e lixo doméstico.

De acordo com a Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a ação da prefeitura é irregular e o local será fiscalizado, já que o descarte de lixo pode provocar danos ao meio ambiente e saúde.

“Neste caso você está mantendo qualquer resíduo à disposição de vetores e pessoas que possam manusear o lixo e isso acarreta, no mínimo, a uma condição favorável a proliferação de doenças e este é um risco que não podemos correr”, explica o gerente da Cetesb em Rio Preto, José Benites de Oliveira.

Informações: G1