Usina de lixo de Barueri começa a operar em 2020

Professor Resíduo
04:00:PM - 13/Aug/2018
Usina de lixo de Barueri começa a operar em 2020
https://www.girosa.com.br

13/08/2018| 16h00

De acordo com informações da Foxx Inova Ambiental, responsável pelo empreendimento, as obras devem ter início ainda neste segundo semestre e a estimativa é que leve cerca de 30 meses (2 anos e meio) para ser concluída. Essa deverá ser a primeira unidade de tratamento térmico de resíduos do país.

Localizada na Aldeia de Barueri, próximo ao Parque Shopping Barueri, a iniciativa é uma parceria entre a prefeitura de Barueri, que entra com a cessão da área do empreendimento, e a iniciativa privada, no caso a Foxx, que deverá investir entre R$ 300 e R$ 400 milhões.

A URE Barueri terá capacidade para receber e tratar 825 toneladas de lixo por dia e gerar 17 MW, volume de energia, o que é suficiente para abastecer 80 mil residências. Desta forma, o lixo será transformado em uma fonte de geração de energia renovável.

Com a entrega da unidade, Barueri deverá sentir uma economia em seus cofres de pelo menos 20% em relação ao que investe atualmente no tratamento do lixo fora da cidade, segundo dados da Foxx.

Mas não será apenas Barueri que poderá se beneficiar da iniciativa, outros municípios também poderão encaminhar os resíduos que não forem aproveitados na coleta seletiva e reciclagem para o local.

Finalmente sairá do papel a Unidade de Recuperação Energética (URE) de Barueri.

Informações: https://www.girosa.com.br