SC: Jaraguá do Sul destaca-se na coleta seletiva

Professor Resíduo
01:00:PM - 14/Nov/2018
SC: Jaraguá do Sul destaca-se na coleta seletiva
VG Resíduos

14/11/2018| 13h00

O índice de coleta seletiva chegou a 22% no mês de outubro na cidade, informa o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Isso se deve ao constante trabalho de conscientização que a autarquia realiza. “É importante o entendimento de que o aumento dos índices de coleta seletiva no município traz impactos positivos no âmbito socioeconômico e ambiental”, comenta o diretor-presidente.

Jaraguá do Sul está destinando quantidade maior de resíduos à reciclagem, reduzindo a quantidade de resíduos sólidos destinados ao aterro sanitário, gerando assim, menos impactos ao meio ambiente. A coleta seletiva em fevereiro era de 216 toneladas e agora em outubro chegou a 555 toneladas.

“Nesse mesmo sentido, a redução na quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário traz consigo um menor custo envolvido neste serviço, visto que o pagamento da destinação final em aterros sanitários é realizado em função da tonelagem destinada”, explica diretor-presidente.

De acordo com a engenheira sanitarista e responsável pelos resíduos sólidos do Samae, do ponto de vista social, o aumento do material a ser destinado às cooperativas de reciclagem credenciadas proporciona que estas tenham mais matéria prima para triagem e venda. “Isso gera aumento na renda para cerca de 100 famílias, traz uma melhora na qualidade de vida destas pessoas, além de promover uma maior inclusão social dessas famílias”, finaliza.

Informações: http://www.jdv.com.br/