Primeira loja sem plástico e sem lixo é lançada no país

Professor Resíduo
08:00:AM - 20/Nov/2018
Primeira loja sem plástico e sem lixo é lançada no país
(Andre Stefano/Divulgação)

20/11/2018| 08h00

Uma loja totalmente sem plásticos, nem nas embalagens e nem nos produtos. Primeira do tipo no Brasil, a Mapeei – Uma Vida sem Plástico promete ajudar pessoas a terem um estilo de vida mais sustentável, sem desperdício e sem descartar plástico em aterros sanitários ou nos oceanos.

Nas prateleiras, há escovas de dente de bambu, copos dobráveis de silicone, canudos de metal e de vidro, algodão para remoção de maquiagem, marmitas de inox e sacolas de pano. Há também panos que substituem filmes plásticos na cozinha, garrafas d’água e cosméticos em barra ou em potes de metal.

Inaugurada há pouco mais de dois meses em São Paulo, a loja surgiu por conta da preocupação da empreendedora com o problema dos plásticos descartáveis, tão presentes em nossas vidas, nos lixões e nos oceanos. Surgiu também de uma longa mudança na vida da empreendedora, que começou a reduzir o desperdício em 2014, quando tentou fazer uma ceia de Natal mais sustentável.

Em pesquisas na internet, conheceu também outras pessoas comprometidas com o movimento, chamado de Zero Waste (Lixo Zero ou Desperdício Zero).

Em 2017, decidiu sair do trabalho e abrir o próprio negócio. Inicialmente, a ideia era criar uma empresa de cosméticos naturais vendidos por quilo, que diminuíssem o uso de embalagens plásticas. Mas esbarrou em dois obstáculos. O primeiro eram as regulamentações da Anvisa para a venda dos cosméticos, complicadas e burocráticas. O segundo eram os concorrentes: já havia um mercado relevante de shampoos, sabonetes e cremes naturais.

Para buscar inspirações para seu negócio, decidiu fazer uma viagem pela Europa e Estados Unidos para ver que negócios floresciam no exterior. Voltou para o Brasil com uma ideia mais evoluída para seu negócio, de criar uma loja de produtos sem plástico e que também fosse um espaço de apoio para quem quer começar a ter um estilo de vida mais sustentável.

Mapeou, nos últimos anos e em suas viagens, os negócios sustentáveis tanto no exterior quanto no Brasil, o que a levou a nomear a loja como Mapeei – Uma Vida sem Plástico.

O próximo passo é a abertura de um site para vender os produtos pela internet. “Temos potencial para alcançar o país todo, com aumento da demanda e do número de fornecedores”, afirma.

Informações: https://exame.abril.com.br, (Andre Stefano/Divulgação)