Porto Alegre aprova lei que proíbe o uso de canudos

Professor Resíduo
11:00:AM - 26/Dec/2018
Porto Alegre aprova lei que proíbe o uso de canudos
Exame - Abril.com

26/12/2018| 11h00

Estabelecimentos terão um ano para se adaptarem.

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou a lei que proíbe a venda e a distribuição de canudos plásticos descartáveis nos estabelecimentos comerciais e vendedores ambulantes em Porto Alegre. O projeto não se aplica a canudos de papel ou material biodegradável.

O projeto segue para sanção do executivo. Duas emendas foram aprovadas. Uma delas prevê que a proibição não se aplica aos casos de atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais ou que estejam impossibilitadas de sorver líquidos sem a utilização de canudos. Já a segunda dá prazo de um ano para os estabelecimentos e comerciantes se adequarem.

Quem descumprir a lei está sujeito à multa, aplicada em dobro em caso de reincidência. Valores arrecadados com a aplicação das multas serão destinados a programas ambientais municipais.

Como observa o vereador, os canudos plásticos descartáveis dificilmente são reciclados. "E, quando descartados, tendem a ficar no ambiente, acumulando-se em aterros, lixões e ainda acabe nos mares, oceanos, onde desintegrando em pedaços menores, são ingeridos por animais. Aliás, vale lembrar que o plástico não se decompõe completamente", disse.

Rio Grande e Santa Maria aprovaram projetos semelhantes.

Informações: G1