Reino Unido decreta “guerra” aos plásticos e pode duplicar taxa dos sacos em 2020

Professor Resíduo
08:00:AM - 28/Dec/2018
Reino Unido decreta “guerra” aos plásticos e pode duplicar taxa dos sacos em 2020
https://jornaleconomico.sapo.pt/

28/12/2018| 08h00

O Reino Unido tem planos para proceder ao aumento das taxas sobre os sacos de plástico de uso único a partir de 2020.

Na última quinta-feira foi divulgada uma consulta pública sobre os planos para este aumento. A notícia, divulgada pela Reuters, explica que esta nova consulta surge numa tentativa de reduzir o lixo plástico e será abrangente a todas as lojas.

Em agosto, o Governo anunciou que tinha planos para estender a taxa a todos os varejistas e aumentar o preço mínimo, a partir do início de 2020. A consulta pública estará disponível para resposta durante oito semanas.

Desde outubro de 2015, que os grandes comerciantes da Inglaterra (que têm pelo menos 250 empregados) foram obrigados a aplicar uma taxa por cada saco plástico. Esta medida do Governo levou com que 15 milhões de sacos fossem retirados de circulação. Contudo, os sete maiores supermercados do país a ainda gastam mil milhões de sacos por ano e as pequenas lojas – que estão isentas destas taxas – gastam outros 3,600 milhões.

O Governo realça ainda que a taxa introduzida em 2015 causou uma descida de 86% na venda de sacos de plástico nos grandes supermercados.

Informações: https://jornaleconomico.sapo.pt