Último Réveillon em SC gera quase 70 toneladas de lixo

Professor Resíduo
01:00:PM - 28/Dec/2018
Último Réveillon em SC gera quase 70 toneladas de lixo
Foto: Fellipe Rocha Sampaio / Divulgação

28/12/2018| 13h00

Os resíduos recolhidos em Balneário Camboriú e na Beira-Mar Norte, em Florianópolis, na última virada de ano, somaram o equivalente a 64 toneladas de lixo. Foram 39 toneladas em Balneário, e 25 na Capital. E essa quantidade foi produzida em apenas uma madrugada.

Segundo dados, o montante corresponde ao peso de uma baleia franca, um dos gigantes do mar, espécie que aparece em Santa Catarina durante o período reprodutivo, nos meses entre setembro e dezembro.

A comparação é da Rede de Especialistas de Conservação da Natureza, entidade ligada à Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que reúne profissionais, de referência nacional e internacional, que atuam em áreas relacionadas à proteção da biodiversidade.

De acordo com dados do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, diariamente, animais marinhos apareceram mortos nas praias de Santa Catarina. Parte deles são vítimas do contato com lixo que chega ao mar.

O problema não está apenas no lixo deixado nas praias, mas sim, no descarte em rios, em ruas que é carregado pela água da chuva.

Informações: NSC