Além do meio ambiente, lixo pode causar doenças graves aos seres humanos

Professor Resíduo
02:30:PM - 01/Apr/2019
Além do meio ambiente, lixo pode causar doenças graves aos seres humanos
correiodoscampos.com.br

01/04/2019| 14h30

O lixo é o responsável pela morte ou prejuízo da fauna e flora e também por causar doenças aos seres humanos. Os resíduos podem se tornar uma espécie de abrigo para germes, insetos, parasitas e pragas urbanas, como ratos, pombos, baratas, moscas, além de agentes que podem causar infecções como vermes, vírus, bactérias e fungos.

Além do lixo doméstico, o lixo eletrônico e hospitalar também contribuem para gerar doenças nas pessoas.

As principais doenças causada pelo lixo, mais precisamente pelo seu acúmulo, seu descarte inadequado e sua falta de tratamento são:

Tétano: se trata de uma doença infecciosa grave, não contagiosa, causada por toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani. Essa bactéria entra no corpo através de feridas e produz uma toxina que age no sistema nervoso central, provocando fortes contrações musculares que podem matar. Sua forma de prevenção se dá por meio de vacina.
Dermatite de contato: se trata de uma inflamação de pele com erupções alérgica resultante do contato direto com uma substância em particular que causam reação alérgica ou inflamatória, como ácidos, detergentes, solventes, produtos vencidos ou estragados, adesivos, cosméticos e outras substâncias químicas que podem ser encontradas em lixões.
Hepatite A: é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus VHA, que provoca inflamação e necrose do fígado. O vírus é transmitido pela via fecal-oral, pela ingestão de água e alimentos contaminados ou, diretamente, de pessoa para outra.
Cólera: infecção intestinal aguda causada pela bactéria Vibrio cholerae, a qual tem a capacidade de se multiplicar em grande velocidade dentro do intestino humano, com isso ela é capaz de produzir uma toxina que causa diarreia. O contágio se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados.
Tracoma: conjuntivite que pode provocar a formação de lesões entre o atrito da pálpebra com a córnea, que prejudicam a visão, podendo levar à cegueira.  A forma de  transmissão ocorre pelo contato com os olhos das mãos, toalhas ou roupas utilizadas para limpar rosto e mãos.

Fique atento e cuide do seu lixo.