SC: reciclagem garante o sustento de famílias

Professor Resíduo
01:00:PM - 15/May/2019
SC: reciclagem garante o sustento de famílias
http://www.engeplus.com.br

15/05/2019| 13h00

Os resíduos que chegam à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha (Acafor) são o sustento de 13 famílias que trabalham diretamente no locval, que completa nesta terça-feira, dia 21, sete anos de atividades na cidade.

Em Forquilhinha a coleta de resíduos recicláveis varia de 40 a 60 toneladas por mês. Apesar do número expressivo, a cidade possui o potencial para arrecadar ainda mais. “As pessoas precisam criar uma cultura de separar bem o seu lixo. E ter a consciência que esta atitude, além de ajudar o meio ambiente, garante o sustento de muitas famílias que precisam. De todo o material que a Acafor recebe, mais de 50% são descartados por uma separação incorreta dos lixos que chegam misturados com materiais orgânicos”, relata a coordenadora de Educação Ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FUNDAF).

Segundo a superintendente da FUNDAF, Forquilhinha se destaca nesta área. “O município foi um dos primeiros da região a concluir o plano de gerenciamento de resíduos e a implantar um sistema integrado de coleta seletiva, promovendo a inclusão social dos catadores e suas famílias”, ressalta.

O trabalho realizado pela Acafor serve de referência aos demais municípios. O local recebe visitas constantes de pessoas que querem conhecer melhor as atividades. “Aqui somos uma família e todas as tarefas são realizadas em equipe, desde a triagem até a prensa dos materiais que vão ser comercializados. Desejo que mais cidades adotem o nosso modelo de trabalho”, comenta a presidente da Acafor.

O Governo Municipal de Forquilhinha é parceiro da Acafor. O município cedeu o terreno para a realização dos trabalhos e a administração municipal contribui com as manutenções básicas do centro de triagem. “É uma via de mão dupla. Enquanto colaboramos com a Acafor, eles contribuem com a preservação do meio ambiente e a geração de empregos para as famílias do município”, afirma o prefeito da cidade.