16 de maio: dia do Gari

Professor Resíduo
08:30:AM - 16/May/2019
16 de maio: dia do Gari
Estudo Kids

16/05/2019| 08h30

O Dia do Gari é comemorado anualmente em 16 de maio, em todo o Brasil.

Esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.

No Brasil os garis não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem, pois é graças ao seu trabalho que os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa e bonita. É muito importante cada indivíduo fazer a sua parte e não jogar lixo nas ruas.

O termo "gari" surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976.

As funções dos garis não se resumem a varrição, coleta de resíduos e poda de árvores. Eles também exercem serviços de capina e roçada, limpeza das caixas de ralo, de túneis durante a madrugada, de escolas da rede municipal, das areias das praias e nas feiras livres, recolhimento de entulhos de obras e bens inservíveis, manutenção de mobiliário urbano e brinquedos nas praças, remoção de pichações, combate a vetores e limpeza e desinfecção de hospitais municipais.

O Professor Resíduo Sólido do Brasil parabeniza todos esses profissionais que têm um trabalho de extrema importância à sociedade.