SC: de 100 municípios brasileiros, Joinville está em 75º no ranking nacional de saneamento básico

Professor Resíduo
09:30:AM - 24/Jul/2019
SC: de 100 municípios brasileiros, Joinville está em 75º no ranking nacional de saneamento básico
http://dc.rbsdirect.com.br

24/07/2019| 09h30

Mesmo com o avanço em seis posições, Joinville continua com desempenho abaixo da média no ranking do saneamento básico, montado pelo Trata Brasil, entidade de defesa de investimentos no setor. A cidade de Santa Catarina está na 75ª posição entre os 100 municípios mais populosos do País – no levantamento divulgado no ano passado, Joinville ocupava a 81ª posição. O ranking é montado com base em dados de dois anos atrás (neste caso, de 2017) do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, mantido pelo governo federal.

O estudo leva em conta a cobertura dos serviços de água e esgoto, a ampliação das redes, a proporção dos investimentos em relação à receita, as perdas de água, entre outros indicadores. Joinville ocupa posição na parte de baixo da tabela devido principalmente à baixa cobertura da rede de esgoto.

Em escala de zero a dez, o esgoto representa seis pontos – Joinville soma apenas 1,9 ponto no quesito. A pior performance é no indicador referente ao esgoto tratado em relação à água produzida. Mesmo na expansão de novas ligações, a nota não é satisfatória (0,37 em escala até 1).
A rede de coleta do esgoto atende 33% da população. A meta é chegar a 50% em 2022 e a universalização mais adiante.