27 de agosto, dia Mundial da Limpeza Urbana

Professor Resíduo
12:00:PM - 27/Aug/2019
27 de agosto, dia Mundial da Limpeza Urbana
https://rockntech.com.br

27/08/2019| 12h00

Para conscientizar a população sobre a necessidade de colaborar para a limpeza urbana e o descarte correto de resíduos, o Dia Mundial da Limpeza Urbana, celebrado em 27/08, é também um momento para repensar a forma como é utilizada a água do dia a dia. Ações simples como não usar água potável para lavar calçadas, carros e, até mesmo, molhar plantas, podem evitar o desperdício e ajudar o meio ambiente.

Instituir um dia para se comemorar algo, e nesse caso o Dia Mundial de Limpeza, é uma forma de promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. É para conscientizar também a sociedade para um problema maior que é o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos no planeta.

Todos os dias, o lixo é retirado das casas e prédios. Mas se não fossem removidos iriam apodrecer, feder e atrair bichos indesejados. Hoje, em sua maioria, são levados para locais inadequados como lixões e aterros controlados e que, em muitos casos, é perto das casas de outras pessoas.

Sabe-se que em algumas regiões não existe a coleta de lixo. Os resíduos são descartados em terrenos baldios, áreas de mata ou rios próximos às residências geradoras. Causam impactos negativos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

A limpeza urbana é fundamental para garantir a saúde pública. Um ambiente sujo é sinônimo de polo de doenças. O Brasil ainda tem muito que evoluir já que nem todo o lixo é recolhido, nem todos os municípios têm coleta seletiva, e nem todas as cidades ou regiões metropolitanas possuem depósitos adequados, como um aterro sanitário.

O que se espera é que com a Política Nacional de Resíduos Sólidos mude esta situação. No entanto está parada há mais de 8 anos.

Para que a realidade mude não basta apenas recolher o lixo. Todo o esquema de descarte de sobras terá que ser repensado e operado de outra forma. O lixo, assim como a sociedade e o meio em que se vive, pertence a todos. Cabe a humanidade cuidar de cada um deles.

Todos devem fazer a sua parte. Busque informações sobre o depósito de lixo da sua cidade, a coleta seletiva, as leis municipais, estaduais e federais.