Brasil define novas iniciativas para combater lixo marinho

Professor Resíduo
09:00:AM - 28/Aug/2019
Brasil define novas iniciativas para combater lixo marinho
Lindsey Hoshaw

28/08/2019| 09h00

O Ministério da Defesa (MD), o Ministério do Meio Ambiente (MAA), o Ministério Público Federal (MPF) e a Marinha do Brasil (MB) assinam nesta quarta-feira (28) acordo de cooperação técnica sobre combate ao lixo marinho e de proteção das águas jurisdicionais brasileiras.

O documento será assinado no Gabinete do Comandante da Marinha (GCM) em Brasília-DF, pela manhã.

O acordo tem como objetivo estabelecer um compromisso de cooperação institucional e ação coordenada entre os participantes, orientado ao compartilhamento de informações, metodologias e tecnologias, mediante troca de experiências, realização de reuniões e promoção de capacitações de interesse recíproco para melhoria da capacidade institucional, operacional e fiscalizatória dos integrantes nas ações.

Dentre as diversas atribuições da MB na defesa das riquezas da Amazônia Azul, está a prevenção e o auxílio no combate à poluição de mares e rios. As ações vão desde vigilância e combate a crimes ambientais até a realização de campanhas de conscientização e iniciativas para o desenvolvimento da mentalidade marítima em nossa população.