Uberaba quer reduzir volume de lixo despejado em aterro

Professor Resíduo
08:30:AM - 05/Sep/2019
Uberaba quer reduzir volume de lixo despejado em aterro
G1.com.br

05/09/2019| 08h25

Com PPP para gestão regional de resíduos sólidos, volume de lixo despejado no aterro sanitário de Uberaba/MG deve ser reduzido pela metade da quantidade atual. A análise foi feita pelo coordenador geral do Ministério de Desenvolvimento Regional que participou ontem da audiência para apresentar a proposta de trabalho em elaboração.

O representante do ministério posicionou que, com o plano regional e a consolidação da PPP para a gestão dos resíduos sólidos, parte do lixo será remanejado para a planta industrial, que fará a geração de energia a partir dos resíduos.

DE acordo com o representante do ministério o modelo deverá funcionar como uma concessão ou PPP, com duração pelo prazo de 30 anos. Segundo ele, a consultoria técnica responsável pela estruturação do projeto ainda apresentará a tecnologia mais adequada para o tratamento dos resíduos.
Na reunião do dia 04/09 foi apresentada a proposta de trabalho para a formatação do plano microrregional de gerenciamento dos resíduos sólidos, que é a primeira etapa a ser vencida para avançar na PPP regional destinada à implantação da usina de tratamento de lixo.

De acordo com um consultor presente foi realizado um primeiro levantamento da situação dos municípios e ontem foi divulgada a proposta de trabalho para formatar o plano de microrregional de resíduos sólidos.

Segundo o consultor agora serão feitos estudos ambientais, jurídicos, de engenharia e financeiros para dar andamento ao processo. Ele afirma ainda que diversas capacitações serão realizadas nos próximos quatro meses para definir a versão final do plano, que deve ser apresentada em audiência pública ainda este ano.

A previsão é de que o edital da PPP regional dos resíduos sólidos seja lançado em meados do próximo ano. Caso o cronograma seja cumprido, a planta de tratamento de resíduos pode estar pronta a partir de 2021.