SC: semana Lixo Zero de Joinville começa no dia 18

Professor Resíduo
06:00:PM - 11/Sep/2019
SC: semana Lixo Zero de Joinville começa no dia 18
deborapsantiago

11/09/2019| 18h00

A transformação de pelo menos 50% do lixo doméstico em adubo ajudaria a acabar com a falta de espaço para a construção de aterros sanitários. A compostagem, solução para a redução dos resíduos nas cidades, é o tema do documentário produzido pela plataforma PorQueNão?, que será exibido no lançamento da Semana Lixo Zero Joinville 2019 que inicia no dia 18 de setembro. A participação é gratuita, mas é preciso fazer inscrição online.

Após a exibição do documentário, os produtores e criadores da plataforma PorQueNão?, participam de um bate-papo com o público. O documentário apresenta, de forma prática e didática, como a compostagem resolve o problema de metade do lixo gerado todos os dias nas cidades.

“Resolvemos trazer esse documentário para o lançamento da Semana como forma de mostrar para as pessoas que a solução para metade do nosso lixo está dentro de casa e não na busca por mais áreas para a construção de aterros sanitários”, explica um dos sócios da Rastro Sustentabilidade, organizadora do evento em Joinville.

No lançamento da edição de 2019, também será apresentado o tema da campanha deste ano: “Um por todos e todos por zero”. A ideia é chamar a atenção para a união da sociedade para resolver o problema do aumento de resíduos nas cidades.

O lançamento da Semana Lixo Zero 2019 também será o momento para apresentar as ações que a organização, parceiros e voluntários do evento estão programando para a semana de 18 a 27 de outubro, além de inspirar para a realização de novas ações.

Este ano, a meta da organização é atingir mais de quatro mil pessoas em todas as áreas da cidade, com a realização de aproximadamente 90 ações. Essas ações podem ser coordenadas por qualquer pessoa, grupos, empresas ou entidades públicas e privadas com temas voltados para a redução de resíduos ou temas afins.

O evento, idealizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil, é organizado em Joinville pela Rastro Sustentabilidade, com apoio de instituições públicas, empresas privadas e organizações da sociedade civil.

Segundo o Instituto Lixo Zero Brasil, sediado em Florianópolis, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e/ou para a incineração.

De acordo com o conceito estabelecido pela Zero Waste International Alliance (ZWIA), Lixo Zero é: “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”