Jundiaí participará pela primeira vez da Semana Lixo Zero

Professor Resíduo
12:00:PM - 14/Oct/2019
Jundiaí participará pela primeira vez da Semana Lixo Zero
https://www.camara.leg.br/

14/10/2019| 12h00

Municípios realizarão ações para conscientizar a população sobre a responsabilidade de cada um para a gestão do lixo

O município de Jundaí/SP aderiu a Semana Lixo Zero, que neste ano ocorre entre os dias 18 e 27 de outubro em mais de 100 cidades das cinco regiões do país e em mais duas cidades em Moçambique.

Com o tema “Um por TODOS e todos por ZERO”, municípios realizarão ações para conscientizar a população sobre a responsabilidade de cada um para a gestão do lixo.

A ideia é mostrar para a sociedade que os recursos públicos gastos na gestão e encaminhamento de resíduos para um aterro sanitário, ou no caso de algumas cidades, para um lixão, pode ser investido em saúde, educação ou infraestrutura.

Além disso, o investimento em compostagem de resíduos orgânicos e em reciclagem garante a geração de emprego e renda. “Recursos que poderiam ser investidos em melhorias para as cidades em diversas áreas, têm sido destinados ao lixo e isso tende a crescer se levarmos em conta o aumento de resíduos que cada pessoa gera. Precisamos reverter esta lógica”, explica o sociólogo e embaixador do Instituto Lixo Zero em Jundiaí.

O intuito da Semana é mostrar para governos e sociedade que é possível dar um destino mais inteligente ao lixo gerado nas cidades. Mudanças que possibilitam a redução da produção individual, reciclagem e compostagem de resíduos orgânicos, evitando a sobrecarga de aterros sanitários são algumas das propostas trabalhadas em diversas ações realizadas em parcerias com instituições públicas e privadas.

Em Jundiaí será a primeira vez que ocorrerá a Semana Lixo Zero, e estão programadas para esta edição inaugural seis atividades organizadas por um grupo de voluntários e nossos parceiros.

De acordo com o embaixador do Instituto Lixo Zero em Jundiaí, o objetivo das ações é envolver toda a população para repensar a forma como cada um lida com seus resíduos. “As atividades são gratuitas e abertas a toda comunidade. Nossa ideia é envolver o maior número possível de pessoas para colaborarem com uma nova consciência a respeito do lixo”, explicou.