Na semana Lixo Zero, Floripa quer conscientizar sobre a importância da gestão dos resíduos

Professor Resíduo
12:00:PM - 21/Oct/2019
Na semana Lixo Zero, Floripa quer conscientizar sobre a importância da gestão dos resíduos
https://acontecendoaqui.com.br

21/10/2019| 12h00

Entre os dias 18 e 27 de outubro, a prefeitura de Florianópolis realiza diversas ações para a Semana Lixo Zero, aplicada a conscientização sobre a gestão de resíduos sólidos, educação ambiental, sustentabilidade, redução de desperdícios e conservação da natureza.

O lago da entrada da cidade estará com uma intervenção de materiais reciclados da Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap) com a mensagem Floripa Lixo Zero. Nos dias 19 e 20, o Parque de Coqueiros recebe o Festival da Primavera das 10h às 20h com atrações musicais, culturais e socioambientais. A abertura oficial da Semana Lixo Zero será às 11h com a presença de autoridades. De 21 a 25, serão implantadas dez estações de separação de resíduos da Comcap pela região central de Florianópolis. Em cada uma delas, voluntários da Somar Floripa e equipes da Comcap e Floram ensinam a população como separar os resíduos. Os órgãos da administração municipal também serão sensibilizados.

Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) apontam que todos os estados ainda têm lixões e cerca de 60% das cidades ainda encaminham seus resíduos para locais inadequados.

A Semana Lixo Zero 2019 mobiliza 104 cidades brasileiras desde sexta-feira (18). O objetivo é envolver empresas, organizações sociais e poder público no estímulo a práticas que diminuam a quantidade de lixo gerada no país e levem a uma destinação adequada dos resíduos.

“O conceito Lixo Zero gera ética e responsabilidade”, afirma o diretor do Instituto Lixo Zero em Florianópolis. De acordo com ele, o conceito busca “estimular atos de cidadania e cuidados com a cidade”, com reflexos importantes para a economia local. As atividades na Capital catarinense podem ser conferidas no site semanalixozero.com.br/florianopolis.

Segundo o diretor, a importância de disseminar cada vez mais o conceito de lixo zero é que se consegue gerar ética e responsabilidade dos cidadãos em relação aos resíduos. É um conceito que busca estimular atos de cidadania e cuidados com a cidade, que levam, por exemplo, à redução da poluição e contribuem para a geração de renda a empreendedores e catadores.

Também nesta semana, o Programa Municipal de Agricultura Urbana inaugura a revitalização de pontos de descarte com o projeto Revitaliza Floripa e implanta hortas pela cidade. O Parque do Córrego Grande e o Jardim Botânico oferecem várias oficinas de compostagem, papietagem, aproveitamento de tecidos, entre outros. O encerramento da Semana Lixo Zero será no dia 27, com a Feira Ambiental, no Parque do Córrego Grande.