Itália torna obrigatória a disciplina de Educação Ambiental nas escolas

Professor Resíduo
11:07:PM - 22/Jan/2015
Itália torna obrigatória a disciplina de Educação Ambiental nas escolas

A partir de 2015, a educação ambiental se transformará em uma matéria obrigatória do maternal ao ensino superior nas escolas Italianas. Após se estruturar, o tema será incluso na grade curricular das instituições. 

Reciclagem do lixo, cuidados com os mares, biodiversidade, alimentação sustentável são alguns dos assuntos que serão introduzidos, neste momento, nas salas de aula através das disciplinas de geografia, de ciências entre outras.

A iniciativa é do Ministério do Meio Ambiente, junto às subsecretarias, com parceria do Ministério da Educação para conseguir inserir o tema dentro das matérias.    

Nas mais de 150 páginas estão descritas todas as informações e detalhes do projeto. O objetivo é conscientizar a importância do meio ambiente desde muito cedo na vida dos jovens.

A ação ainda não tem data marcada para acontecer, mas em breve será apresentado ao público. Sabe-se apenas que o conteúdo foi dividido em dez argumentos escolhidos e desenvolvidos com base nas idades dos estudantes. “É um projeto muito importante e que terá reflexos em todo o país", assegura as subsecretarias.

Os crimes ambientais são provas do abandono e do descuido com a área verde. "Eu acredito que as sanções para o crime ambiental são importantes, mas insuficientes. É necessário intervir com uma política de grande impulso, caso contrário não contaremos mais com o patrimônio natural que temos hoje. Por isso, a introdução da educação ambiental é um instrumento imprescindível", reforça as subsecretarias.