RS: minibiblioteca é criada a partir de livros encontrados no lixo

Professor Resíduo
06:44:PM - 02/Nov/2015
RS: minibiblioteca é criada a partir de livros encontrados no lixo
(Foto: Reprodução/RBS Tv)

Ana Cláudia virou frequentadora assídua do espaço.

02/11/2015 | 06:44PM

Iniciativa ocorre em centro de reciclagem de Santa Cruz do Sul.
Ao todo, 200 obras foram localizadas junto a materiais recicláveis.

Funcionários de um ponto de entrega de coleta seletiva de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, resolveram criar uma minibiblioteca a partir de livros encontrados no lixo.

Ao todo, foram recuperadas cerca de 200 obras que estavam junto com outros materiais recicláveis, recolhidos durante a coleta seletiva pelos bairros da cidade. 

Todo material que chega ao local passa por uma triagem para separar o que pode ser reutilizado. A recicladora Ondina da Rosa é uma das que participam desse processo. "Eu perdi a conta de quanto livro que eu pego durante o dia, bastante livro. Livro de historinha. A cada saco aberto é uma expectativa."

A coordenadora-geral da central de reciclagem, Vera Flores da Rosa, acredita que vai ter que ampliar o espaço. "Eu estudei até a 4ª série, a gente vai apreendendo cada vez mais com esses livros. Por mim, isso aqui não precisava nem ter sofá, só livro."

Alguns trabalhadores viraram frequentadores assíduos do espaço. É o caso da coordenadora de produção Ana Cláudia dos Santos, que entre uma tarefa e outra dá uma parada na minibiblioteca.

Ela, que parou os estudos na 8ª série, conta que tinha até vergonha de conversar com outras pessoas. "Agora já não tenho, sabe? E acho que a leitura me ajudou bastante."

Agora, Ana Cláudia quer passar o gosto pelos estudos para os dois filhos. "Eu quero que meus dois filhos criem o hábito da leitura desde pequeno, não seja igual a mim, que depois de adulta, já depois que está trabalhando, me apegar pela leitura."

Informações: G1